Enzo Viola

é um golden retriever igual aos outros, mas nasceu com uma mutação genética rara que fez com que ficasse com uma mancha negra no focinho.



A raça canina originária da Grã-Bretanha costuma ter o pêlo de uma só cor (dourado, creme ou ligeiramente ruivo), mas Enzo nasceu com uma mancha negra enorme à volta de um dos olhos. Esta mancha é provocada por uma desordem rara, uma mutação de células somáticas (células responsáveis pela formação de tecidos e órgãos) pigmentadas.

“Os golden retreviers nascem com uma primeira camada de pêlo de cor preta, mas com um ‘gene modificador’ o pêlo torna-se dourado”, conta a dona de Enzo, Ella Castro, ao site The Dodo. “Quase todos os cães têm este modificador. O Enzo tem uma pequena falha no ADN que apagou esse modificador naquela parte do pêlo no focinho”.



“É uma mutação rara de cor de pêlo, típica em manchas de pêlo escuro”, afirma o veterinário Christopher Reeder ao site. “Para além da mudança de cor e de torná-lo num animal com um padrão muito interessante, não tem efeitos nocivos no cão. Qualquer outra raça pode ser afectada por esta mutação”, salienta.

Outro facto sobre Enzo é que é muito grande para a sua idade. A dona de Enzo conta: “As pessoas ficam também muito impressionadas com o tamanho dele. Perguntam-me se tem cinco ou seis meses, enquanto apenas tem 13 semanas”.

Instagram do Enzo

 

Fonte da Notícia: http://www.sabado.pt/vida/detalhe/ja-viu-um-golden-retriever-com-uma-marca-preta-no-pelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *